Essa semana é muito especial; comemoramos o DIA DAS CRIANÇAS! Você sabe como tudo começou? NÃO?!! Pois bem, vamos aprender!
Oficialmente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF - estabeleceu o dia 20 de novembro como o Dia das Crianças. A data diz respeito à oficialização da Declaração dos Direitos da Criança ocorrido no ano de 1959. No entanto, no Brasil, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.
Em 1923, ocorreu o 3º Congresso Sul-Americano da Criança no Rio de Janeiro. O deputado federal Galdino do Valle Filho decidiu aproveitar o evento para elaborar um projeto de lei que estabelecia a comemoração do Dia das Crianças. Em 5 de novembro de 1924, o presidente Arthur Bernardes assinou o decreto nº 4.867 que instituiu o dia 12 de outubro como a data oficial da festa da criança em todo o Brasil.
Entretanto, a celebração aconteceu de fato na década de 60 após a iniciativa de empresários que, almejando o aumento das vendas, tornaram-se parceiros. A fábrica de brinquedos Estrela, juntamente com a Johnson & Johnson, lançou a campanha “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. A partir daí, promoveram a "Semana da Criança" e novas campanhas surgiram.
O presidente da Estrela, Carlos Tilkian, na sede da companhia em São Paulo. (Foto: Flavio Moraes)
Cartaz da primeira campanha "Bebê Johnson", lançada em 1965. (Foto: Divulgação)
CRIANÇA É VIDA
"(...) Sério ou engraçado
No frio ou no calor
Criança quer cuidado
Criança quer amor
Em qualquer lugar criança quer o
quê?
Criança quer sonhar
Criança quer viver
A gente quer
A gente quer
A gente quer ser feliz
Criança é vida
E a gente não se cansa
De ser pra sempre uma criança”
Toquinho