O que é Planetário?
Planetário é um equipamento que projeta um céu artificial em um anteparo. Essa é uma ideia tão simples que em todo o mundo, desde as mais antigas civilizações, faz parte do repertório de brincadeiras noturnas. Basta fazer buracos milimétricos em uma superfície iluminada e temos assim o projetor de um planetário! A luz que passa por esses furos, incidindo em um anteparo qualquer, se "transforma" em estrelas.
O início de tudo
A história do Planetário começou no início da década de 70 com um pedido feito pelo Prof. José Ubiratan de Moura, que na época lecionava a disciplina de Cosmografia para a Geografia, de um equipamento chamado telúrio que é um tipo de planetário, um modelo didático simples para colocar em cima de uma mesa, no qual se pode simular o movimento da Terra em torno do Sol em um referencial heliocêntrico. Porém, o pedido não foi compreendido pelos técnicos do governo federal e, como o MEC estava em negociação com o governo da Alemanha Oriental, Goiânia foi escolhida para receber um planetário. A surpresa foi tamanha na UFG quando chegou o equipamento pedido, porém o que foi entregue não caberia na mesa do Prof. Ubiratan: um Planetário Zeiss Jena Spacemaster e um telescópio Zeiss, Cassegrain 150 milímetros de diâmetro e distância focal 2.225 milímetros.
O local escolhido para construção da sede do Planetário pela prefeitura foi o Parque Mutirama. Grande parte das pessoas não tinham ideia de sua importância. Segundo entrevista realizada com o Prof. José Ubiratan de Moura (Moura, 2008), a maioria delas pensava que o planetário era apenas um novo brinquedo que tinha chegado ao Parque Mutirama.
A inauguração aconteceu no dia 23 de outubro de 1970. A primeira sessão apresentada foi Viagem ao Sistema Solar.
Acesse: https://planetario.ufg.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário