Seguidores

domingo, 19 de agosto de 2018

FOLCLORE

Dia 22 de agosto é comemorado o dia do Folclore. 

Folclore é uma palavra que deriva do termo inglês folklore que une os radicais “folk”, que significa povo, e “lore”, que significa instrução, aprendizado, sabedoria. Nesse sentido, Folclore pode ser entendido literalmente como sabedoria popular.
Quem criou esse termo foi o arqueólogo William John Thoms, quando enviou uma carta ao periódico inglês Athenaeum, em 22 de agosto de 1846, na qual sugeria que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”.

No Brasil, o dia do folclore foi oficializado em 1965 por meio de um decreto federal. Tal oficialização ocorreu em virtude da grande massa de estudos sobre cultura popular que já havia no país desde o século XIX. Entre os estudiosos desse tema, destacaram-se nomes como o de Mário de Andrade e de Câmara Cascudo.
Em 1951, foi realizado o I Congresso Brasileiro de Folclore, no qual foi elaborada a Carta do Folclore Brasileiro, um documento de suma importância para o desenvolvimento das pesquisas sobre a cultura popular brasileira.

O Folclore Brasileiro é conhecido por seus personagens... Confira!






"Todas as estórias nos ensinam alguma coisa e nos prometem algo, quer sejam verdadeiras ou inventadas, lendas ou fatos".

Stewart Onan 






Nenhum comentário:

Postar um comentário