Seguidores

sábado, 10 de novembro de 2018

VISITA AO MUSEU ZOROASTRO ARTIAGA



O Museu Zoroastro Artiaga foi criado em 6 de Fevereiro de 1946, pelo Decreto Lei n. 383. As primeiras coleções do museu foram formadas a partir do mostruário da Exposição Permanente de Goiás (Escola Técnica de Goiás, 1942), e outros objetos expressivos da cultura e história do Estado de Goiás, que foram doados por Acari dos Passos de Oliveira, Joaquim Machado Araújo, Orlando Ribeiro e Zoroastro Artiaga. Desde então novos objetos foram agregados às coleções do acervo do museu, que hoje conta com mais de quatro mil peças.
O Museu Zoroastro Artiaga leva o nome de seu fundador, o professor Zoroastro Artiaga (1891-1972), que foi professor, advogado, geólogo e historiador, e o primeiro diretor da instituição. O edifício foi construído em 1942/43, pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky (1914-1990), em estilo Art Decó, originalmente para sediar o Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP. De influência classicizante, este edifício compõe o conjunto administrativo de Goiânia, e foi tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual pelo Decreto-Lei n. 4943, de 31 de Agosto de 1998, e também foi tombado pelo IPHAN em 2004.
O Museu Zoroastro Artiaga é o museu de referência da história de Goiás, onde os objetos que constituem seu acervo refletem e demonstram em sua narrativa, aspectos da diversidade da cultura material e imaterial do Estado de Goiás.
Fonte: https://site.seduce.go.gov.br




































  


Agora, é hora de registrar os conhecimentos adquiridos, o que chamou mais atenção, o que merece ser compartilhado para aguçar a curiosidade de outras pessoas e motivá-las a conhecer a história de nossa cidade, estado, país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário